sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Chegada em Montevideo, 04/02/2011

Olá!

Esse blog se destina a narrar as viagens de um jovem casal, Juliana e Luis.

Começamos com nossa viagem a Montevideo, Colonia del Sacramento e Buenos Aires. Não é a nossa primeira viagem juntos, mas surgiu da idéia de não deixar se perder pelo tempo esses dias.

Pegamos o vôo da Gol de 8:02 saindo do Galeão, Rio de Janeiro, com conexão em Porto Alegre. Mofamos umas 3hs lá, apesar do vôo do Rio ter atrasado um pouco. O vôo de Poa para Montevideo também atrasou bastante, e nem rolava passar o tempo no freeshop já que eles só abrem o embarque internacional só abre com autorização da policia federal. Resultado: almoçamos onze e pouco da manhã, entramos em todas as lojas, sentamos um tempo pra ler blogs de viagem... enfim, embromation.
Mas eis que com uma horinha de atraso conseguimos partir. Tudo tranqüilo, e o freeshop do aeroporto de Carrasco é um espetáculo. Aliás, a arquitetura exterior é linda, o saguão para a imigração também. E o freeshop... enorme, completo, atendentes simpáticas, Victoria Secret, Body Shop (amo!), muita maquiagem, creminhos, e todos os melhores chocolates e bebidas. Tudo com preço bom. Só achei bem caras as bolsas da adidas e puma. Vou deixar pra ver nos outlets daqui e de Buenos Aires.
Daí fomos catar uma farmácia para comprar shampoo/ condicionador e sabonete mas no aeroporto é todo sempre caro. Daí foi a busca por taxi, mas só tem aquelas empresas mais caras, como no rio. Fomos num lugar de informações com uma tiazinha muito atenciosa, que nos deu um mapa e mostrou que o aeroporto fica a 20km do centro, algo como 50 dolares ou 900 pesos uruguaios. Optamos então por pegar um ônibus em frente, porque saía meros 24 pesos uruguaios para cada e ainda víamos um pouco da cidade (aprendi que só se conhece um lugar a pé ou de ônibus).  Foi ótimo! Vimos as distancias, passamos pela rodoviária (que fica num shopping e tem vários passeios a pé pelas redondezas, então segunda vamos lá e comprar as passagens para colônia).
Descemos perto da Plaza de la Independencia, e andamos uns 5 quarteirões até a Bartolomé Mitre, a rua do hotel. Antes paramos na farmácia, compramos um John Frieda (shampoo e condicionador) por pouco mais de 20 reais. Maravilha.
O hotel é um lance a parte. A Aline adoraria! (Aliás, lembrei dela já no aeroporto, com copos de papel do rei do matte decorados com temas de Romero Britto, e depois aqui vi uma mala Tb de Romero Britto. Acho que vou comprar algo do tipo de presente J). Voltando ao hotel, é um prédio velho, mas muito muito velho. Chamam de hotel mas é um hostel, e como todos, também tem quartos individuais. Enfim. A atendente ouvia Regina Spektor, e depois de todo o processo de check in e pagamento, viemos para o quarto. E a casa toda é essa coisa velha, mas arrumadinha no estilo baixo custo. Pintaram portas, o banheiro é todo com aqueles canos de ferro aparentes, e todos os detalhes vermelhos. O problema só é não ter nada que separe o chuveiro, então a água corre e se deixar chega no quarto. Mas... tcharam! Tem um mopy e um rodo para salvar da inundação!
O quarto é p&b, com uns espelhos retrôs na parede, uma luminária de flores que acende por partes, uma geladeira também pintada, um painel verde com abstratos de flores atrás da cama e uma varanda que dá pro teatro solis e pra rua charmosa em frente (já falo dela). O quarto é bem grande, a cama é confortável, temos um armário, uma cômoda com espelho, uma cadeira também charmosa e um sofá anos 50 liiindo – mas velho, hehe. Tirei fotos de tudo e vou postar, prometo.  A diária pra casal fica em 65 dolares, e achei de bom tamanho visto que pesquisei horrores e só achava coisas mais caras ou mal localizadas ou muito velhas e toscas.
A rua do hotel, Bartolomé Mitre, e a dos fundos – pra onde dá nossa sacada – tem uns pubs e bares super legais, com mesinhas na calçada. Aqui é menos barato do que eu pensava, apesar da moeda desvalorizada (um peso uruguaio vale dez centavos de real). O lance é que algumas coisas saem em conta, mas a maioria sai pouco mais barato que no Rio. Sentamos num pub chamado Shannon que se diz irlandês, e pedimos uma carne com presunto e queij que vem com papas fritas e muito alface e tomate. Delicia, e custou 260 pesos (divide por 10 que vc chega bem próximo do valor em reais). Tomei um drink delicia de morangos, com suco de limão, gin e sprite. Refrescante a beça. Tomei um outro de blue Berry mas que tinha gosto de menta (e tava forte, ruim), e cada um custa 90, 95 pesos... ficou faltando a media y media, mas dei PT de cansaço, depois de madrugar pra chegar no aeroporto e passar o dia espirrando de alergias mil. Aliás, o que é o spray (anti mosquitos?) que o governo uruguaio obriga a passar no avião? Quase morri.
Agora estamos vendo na TV a Llamadas, um carnaval tosco que acaba hoje! A gente bem ia, quase compramos ingressos no aeroporto, mas imaginei que não ia agüentar. E é engraçado, o povo usa fantasias igual o nosso carnaval brasileiro e se divide em alas, tem bateria, todo mundo samba... pera, samba? Elas sacodem o ombro e o quadril. É hilário, até pq o povo tb tá longe de ser sarado, e o baticum parece uma macumba tediante. Ainda bem que não fomos. O Luis disse que só não é pior que o congo capixaba... nem quero imaginar...

Amanhã quero ir na loja Tiempo Funky, que fica na rua de trás e por acaso tava na revista da Gol desse mês,  que fala de Punta e de Montevideo. Parece brechó, e tem umas coisas bem interessantes... também queremos ir no Bursa Kebab, que fica aqui na esquina, e no Don Peperone, que tem uma sorveteria Freddo do lado. Comer comer, vamos explodir. Porem felizes.

5 comentários:

  1. Oi!! Eu estou indo para Montevideo e Punta e gostaria de saber qual a farmacia, em qual rua, vc pode comprar o John Frieda!!!
    Mto obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Llá, Isabela! Vc pode encontrar em diversas farmácias, eu comprei em uma grande, na Sarandi, em frente a Plaza Independencia em Ciudad Vieja!
    Boa sorte e boa viagem, curta muito esse lugar delicioso que eh o Uruguay!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela atenção, Juliana!
    Estou muito animada! hahaha
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Juliana! Estou indo para Montevideo agora em março e gostaria de saber o nome do hostel que vocês ficaram, gostei da localização. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana! Ficamos no Splendido, um hostel na Bartole Mitre, perto do portal da Ciudad Vieja. A rua tem varios pubs, eh um lugar movimentado, com muitos onibus e vc pode ir a pe pra rambla e um pouco mais ate o mercado del puerto. La tem quarto individual, o que ficamos, que eh enorme e com decoracao retro / vintage true, rs. Uma graca. Na volta (pq fomos ate Colonia del Sacramento e BS As mas nosso voo era em Montevideo) ficamos no Palacio, perto do Splendido mas mais barato. Da uma olha no booking.com, la tem os melhores precos! Boa sorte :)

    ResponderExcluir