segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Domingo em Montevideo

Em Montevideo, tudo fecha nos finais de semana. As lojas da rua do centro, a 18 de julio, ficam abertas até duas, duas e meia da tarde, depois fecham e só abrem na segunda. se quer comprar, vá a um shopping. Museus também não abrem. Daí só te resta comer! Mas se vc anda, anda, anda, como qualquer turista, e resolve comer no fim da tarde, seu deu mal: la cocina se cerra a la tarde, meu filho. Ela até abre mais tarde, mas por pouco tempo, e com opções super limitadas. Quer provoleta? Não rola. Parillada então, nem pensar. E o Luis foi se irritando com isso, porque não conseguíamos comer de verdade os grandes prazeres uruguaios.
Domingo fomos cedo pra feira da Tristán Narvajo, uma rua da ciudad vieja que tem uma feira de quinquilharias aos domingos. Li tanto sobre ela, que resolvi conferir.
Já no começo, gatos, coelhos e aves enjaulados e com cara de dó. Partiu meu coração. Em seguida, frutas, legumes e verduras. Só mais a frente, começaram a aparecer roupas, sapatos, havaianas, e temperos, carnes, grandes carros de hamburguesas e panchos... E daí, as quinquilharias. cacarecos velhos de casa, teclados de computadores pré históricos, barracas até só de pincel de pintar cabelo. coisinhas de cabelo, discos velhos, camisas fake de times de futebol, revistas, mil coisas inúteis que provavelmente ninguém compra.
Um sol da porra, deu fome. Queria uma empanada, e nada. Só hamburguesas e panchos. E eis que uma tia vende uns pastéis... É quase empanada, né? Pastel de carne, jamón e panceta, delícia. Ela lá fritando uma massa pura que nego levava quentinha, e os pastéis que pedimos estavam frios! Brochamos.
Resolvemos sair da feira, e no caminho paramos numa casa de pollo (frango) e pedimos empanadas mixtas, queso relleno e fanta. Muita gordura, mas razoável.
Dali fomos pro Parque Rodó, um parque que tem uma grande feira, que me lembrou bastante a de teresópolis. Muita coisinha bacana, vários ambulantes vendendo helados (mas daqueles bem artificiais, sabe? comprei um de manzana que parecia radioativo, rs). O parque é uma graça, é o maior de Montevideo. Muito bom pra passear, pra deitar na grama, pra descansar.
Dali andamos até a rambla e paramos num tipo de trailler pra descansar (afinal, eu tenho parafusos na coluna, 80 anos e minhas pernas ainda doem pra caramba muito).
Pedimos um entrecort purinho, porque não estávamos com muita fome. A carne vem com chimichurri, um molhinho de azeite, pimenta, óregano e sei lá mais o que que fica perfeito com a carne.
Dali fomos andar na rambla, um vento danado, mas naquele pedaço, tem areia. Uma praia de verdade. Um sol delícia, pessoas passeando de short e com cachorros, bem rio de janeiro.
Tentamos em vão pegar um taxi. Tivemos que andar mais um trecho (eu morrendo de cansaço já) e enfim, um taxi. Dali fomos pra Punta Carretas, o shopping. Que bairro lindo é Punta Carretas! Casas e prédios lindos, super elegante, uma coisa meio Leblon.
Passeamos no shopping, tomamos sorvete La Cigale (dulcedeleche com yogurt e um treco de frutas vermelhas), e depois comemos no Don Peperone. Ô atendimento ruim da porra! Atendentes blasés, e pedimos pra mudar de mesa por causa do excesso de fumantes da área externa e a dona antipática levou horas pra ajeitar nossa mesa de novo. Pedimos chivitos, de novo, pq, tcharam! A cozinha estava cerrada. Grrrrrr. Nada de provoletas, só chivitos. Pedimos pra um, e deu pra dividir, pq vem cheio de salada de papas, papas fritas, um alface ruim de tão amargo... mas a carne tava boa. Só fina que nem blanquet do zona sul, transparente na luz. Mas enche. Tem ovo frito, bacon...
Dali viemos pro hotel, e apaguei as oito da noite, até hoje.
Imitando o tosco da propaganda da empresa de telefonia...

LP do Apples in Stereo!

Em frente ao teatro Solís, cara de cu por causa do sol...

Cara de cu na ventania da rambla

Mais tarde, segue a segunda feira...

4 comentários:

  1. UAU, LP do Apples in Stereo.... ai ai

    ResponderExcluir
  2. oi, tô indo pra montevideo daqui uma semana e achei seu blog demais! qual o nome da loja dos lp's? adorei as dicas, brigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, joão, obrigada pela visita e pelo comentário.
      então, não sei o nome da loja, mas é fácil, no centro, vc segue a 18 de Julio até a bifurcação com a Constituyente. Fica na 18 de Julio antes da bifurcação, do lado esquerdo.

      Excluir