terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Segunda-feira em Montevideo

Já falei do cubierto?
Então, todos os restaurantes cobram uma taxa que a atendente me disse que era pelo serviço de pão. Seria então um couvert, como no Brasil, mas obrigatório, já que te entubam o pão. A taxa é paga anyway, quer queira o pão, quer não. E tem lugares que vem pão duro e uns palitinhos. Já veio pão duro com queijo, azeitonas e salame. A manteiga foi cobrada a parte, 50 pesos uruguaios. Em outro lugar, veio três tipos de pães(sempre duros), pasta de azeitona, and thats it. O que "vareia" é o preço do cubierto. Tem lugar que cobra de 30, 50 até 60 pesos. Aí tem os 10%, que não vem incluídos, mas geral não se inibe em pedir. Fica até mais constrangedor que no Brasil, que vem incluido e vc dá se quiser (mas quando não dá, eles questionam). Li em algum lugar que o cubierto era pra pagar despesas com toalhas, copos e guardanapos. Continuo achando nada a ver...

Aí que hoje não tomamos café no hotel. Porque o café daqui é basicão e dá no saco. Daí fomos no café Bacacay, aqui em frente, famosinho, hypezinho, lindo, e tava tocando Tribalistas (eca eca). Pedimos duas medias lunas com queso & jamón e ele pediu um café com leite e eu um submarino (leite com espuma e chocolate em barra pra derreter). Delícia! Deve engordar 1000 calorias (pensei nisso quando pensei em tomar um desses todos os dias, rs). O atendimento foi excelente! No geral o atendimento aqui é muito bom. Eles se esforçam pra falar português, pra entender português, e são bem amáveis.
Reparei que aqui quem trabalh em pub e café são jovens bonitos, com cara de estudante, que trabalha ali por opção, não por necessidade e falta de preparo para algo melhor. Tipo Europa e EUA, estudantes pra ganhar uma grana. No Brasil é que só o pessoal mais simples faz esses serviços. No Brasil é tudo diferente aliás, a gente ainda é terceiro mundo mas arrota caviar. Enfim...

Aí em frente tem a Tiemplo Funky, uma loja meio brechó, cheia de cacarecos lindos, que eu paquero desde o primeiro dia e tá sempre fechada. Por acaso tinha falando dela na revista da Gol desse mês, e questionei ao rapaz do café sobre nunca encontrar ela aberta. No que ele disse que "abre quando chove", rs. Deve ser. Mas é uma pena, porqe queria visitá-la. Ou náo, já que achei em frente, num sobrado, uma loja liiiiiiiiinda, super moderninha, com canecas lindas, máscaras de dormir, tênis lindos, camisas bacanas, canetas, lenços... Deixei alguma grana lá, mas amei.

Tivemos que ir na rodoviária de três cruces comprar as pssagens para Colonia, e daí fomos no shopping. De lá, fomos almoçar em Pocitos, na La Vaca de la Parilla. Na entrada, o Luis achou bacanona, tipo, "é cara". Mas nada aqui é tão caro, não mais caro que os lugares que vamos pelo Leblon por exemplo. Tiro e queda. Um cerveja, dois citrus, finalmente a provoleta de entrada (num prato de degustação, ela preparada de diversas formas maravilhosas, tipo com tomate e manjericão, com presunto, e um molho de tomate narual sensacional, e azeitonas. Sem palavras). Pedimos também uma parrilhada só com carnes nobres (não curto os miúdos) e tava de lamber os beiços. Saímos de lá finalmente contentes com uma verdadeira refeição por essas bandas.
Fomos então passear no shopping Montevideo, que é em frente. Uhu, conhecemos os três shoppings daqui! rs. Algumas sacolas depois, pensamos se pegávamos um bus ou um taxi, mas como estávamos do outro lado da cidade, tomamos um chá de banco esperando o único bus que passa na frente do shopping até Ciudadela, a cache na ciudad vieja. Depois de um descanso, descemo no El Pony Pisador pra comer umas papas fritas com salsa de champignon (aqui é clássico, como o nosso cheddar e bacon nas batatas), e uns drinks 2x1 (frutilla com run e otras cositas, nham nham) e pro Luis, adivinha? cerveja.

Caminha cedo, porque amanhã tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário